Você sabia que em uma conversa 55% é linguagem corporal? Veja como o processo de comunicação em vendas e o atendimento humanizado ajuda a ter sucesso na carreira de vendedor.
Sem dúvida, vender mais também é uma ambição extremamente comum para quem trabalha com vendas. Isso mesmo, principalmente porque no varejo o dia a dia também é extremamente dinâmico e desafiador para quem trabalha no salão de vendas da loja.
Assim, uma boa maneira de se destacar nesse ambiente competitivo é ser mais persuasivo no atendimento e no relacionamento com o cliente. A linguagem corporal do vendedor pode ajudar neste processo, afinal em uma mensagem 55% é a linguagem corporal, 38% é o tom da sua fala e 7% são as palavras usadas.* Por isso é tão importante trabalhar a sua comunicação verbal e não verbal com o cliente em primeiro lugar.
Portanto, se você faz negociação direta com clientes, veja como essas dicas podem te ajudar a ter mais resultado:
Tudo começa com um sorriso
Você sabia que a expressão facial do vendedor é um dos primeiros sinais de comunicação que o cliente interpreta no primeiro contato?
Por isso sorria sempre! Além de demonstrar que você é uma pessoa simpática, quando você sorri fica muito mais fácil de iniciar e estabelecer uma conexão (profunda) com o seu cliente. Ou seja, vendedor é sinônimo de sorriso!
Aprendendo a ser vendedor de loja
Você sabe qual a importância da comunicação no processo de venda?
O processo de comunicação do vendedor com o cliente só funciona quando gera confiança. Além de saber falar bem e escolher as palavras certas no momento certo, não há melhor maneira de gerar confiança do que a comunicação que o seu corpo transmite. Fique sempre com a cabeça e ombros levantados. Isto ajuda a transmitir credibilidade durante a abordagem!
Olho no Olho
Vendedores de alta performance possuem um olhar prestativo e habilidade de servir o outro com muito mais facilidade. Com isso, essas qualidades ajudam a gerar mais conexão e confiança durante o relacionamento com o cliente na loja.
Lembre-se: toda sua atenção deve estar focada no cliente. Por exemplo, evite perder tempo no estoque ou com tarefas administrativas no horário de maior movimentação na loja. Deste modo, você fortalece a sua chance de finalmente conseguir melhores resultados na sua comunicação em vendas.
O corpo fala
Então sem pressão! Fique calmo e seguro durante a interação com o seu cliente. Por exemplo, deixe suas mãos e braços soltos quando conversar com ele, isso transmite empatia e o deixa mais à vontade para comprar. Em outras palavras, simplesmente relaxe!
*Dicas do Livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal” de Allan e Barbara Pease.
Enfim, achou o conteúdo sobre comunicação em vendas relevante? Nos conte quais métodos ou recursos que você gostaria de aprender aqui no blog!