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5 dicas para ter sucesso com franquias

O modelo de negócio para franquias vem ganhando a preferência de empreendedores e investidores. Porém, como todo investimento, existem riscos. Segundo a pesquisa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das 694,5 mil empresas abertas em 2009, apenas 275 mil (39,6%) ainda estavam em funcionamento em 2014. Após o primeiro ano de funcionamento, mais de 157 mil (22,7%) fecharam as portas. Mas não desanime, porque o setor de franquias foi responsável por 2,6% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) em 2019, com um crescimento de 6,1% no primeiro trimestre.

Ter sucesso em um negócio depende de uma série de fatores, mas o comprometimento do empresário é aquele que mais pode influenciar nesse processo. 

Sendo assim, se você possui vontade de começar um novo negócio ou se já possui um empreendimento neste formato, separamos 5 dicas de sucesso para este mercado. Este artigo pode te ajudar a superar medos e investir em ações positivas para o seu negócio. 

Por dentro do cenário brasileiro de franquias

Todo cuidado é pouco quando se elabora um planejamento de atuação no mercado, independente do modelo, seja uma loja para venda de calçados, personalização de camisetas, franquia de doces finos para aniversário ou bens de serviços como aulas funcionais em dupla ou conserto de celulares (para troca de tela quebrada de iphone por exemplo).

A verdade é que o céu é o limite e ao mesmo tempo desafiador quando se tenta encontrar uma demanda que ainda não tenha sido atendida no mercado. 

Quem acompanha o setor de perto sabe que esse segmento está sempre em constante expansão. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) diz que o setor de franchising faturou R$174,8 bilhões, apenas em 2018. 

Percentualmente, isso quer dizer um crescimento de 7,1% em relação a 2017. Em solo internacional, os números são tão promissores quanto. Isso porque 145 redes nacionais já desbravaram o mercado estrangeiro, marcando presença em 114 países diferentes. 

Sendo assim, quem procura uma maneira de se tornar empresário e quer apostar no formato franchising, precisa saber quais passos devem ser seguidos para ter sucesso nesse modelo de negócio.

Como faço para ter sucesso na minha franquia?

De qualquer maneira, saber quais etapas seguir para conquistar bons resultados é importante para quem deseja ter uma franquia. Conheça-as a seguir. 

1. Pesquise as opções disponíveis no mercado e faça contato

Há franquias para todos os gostos. Desde maquiagens, até serviços domésticos como a instalação fechadura elétrica e serviços industriais como empresas de pintura industrial. Opções não faltam!

Depois de selecionar aquela com a qual você mais se identificou, realize um contato com a marca, que vai solicitar o preenchimento de um cadastro para te conhecer melhor

Este também é o momento de aprender mais sobre a franquia, buscando boas referências na internet e tirando dúvidas sobre o funcionamento dela com outros franqueados que já atuam no mercado. 

Dessa forma, a decisão se torna muito mais coerente e positiva, pois você sabe exatamente onde está investindo.

2. Conheça melhor o seu perfil

Tomada a decisão de abrir a franquia, a primeira questão que surge é: em qual segmento apostar? Esse ponto é determinante, pois a identificação da sua marca com o seu nicho é fundamental para o sucesso do negócio.

Para entender, de forma profunda, o segmento que deseja avançar, é preciso realizar um estudo com o possível público deste segmento primeiro.  

Por exemplo, imagine que o segmento que você se interessou é um empreendimento na área de educação, mais especificamente uma franquia de um colégio infantil particular. Neste caso é essencial realizar um estudo/entrevista com os pais de alunos que poderiam se interessar em matricular seus filhos neste novo colégio. 

Um insumo de informações como:

Realizada esta pesquisa, o segundo passo é definir o perfil ideal deste público, também chamado de “persona”. O que exige dar um nome, uma idade e características como desejos, dificuldades e exigências. Além de mergulhar fundo nas atividades e no dia a dia dele, para assim identificar como o seu negócio pode ajudá-lo, sem errar. 

3. Faça uma reunião com o franqueador

Como já falamos, após o primeiro contato com o franqueador, uma reunião é marcada para que vocês possam se conhecer melhor. Esta etapa é perfeita para conhecer cada detalhe da franquia e tirar suas dúvidas.

Isso porque cada franqueador tem as suas próprias regras para seleção de franqueados. Por exemplo, algumas franquias de serviços como empresa de motoboy para entrega, ou sobre os tipos de produtos que podem ser vendidos na franquia, etc. 

De fato, são muitos detalhes que precisam ser discutidos, e para ter a certeza de cada “porém”, nada mais apropriado do que ter uma reunião para esclarecer todos os pontos fundamentais da abertura desse novo negócio.

4. Estude bem a COF (Circular de Oferta de Franquias)

Quando uma marca obtém sucesso e decide expandir oferecendo franquias, é preciso tomar uma série de cuidados para garantir o pleno desenvolvimento da marca de forma escalável.

Assim, independentemente do segmento e modelo de negócio, estabelecer algumas regras é fundamental para ter organização e manter a qualidade dos serviços e produtos.

Pelo COF é possível conhecer:

Sendo assim, não deixe de conferir cada ponto, para que a sua franquia não seja penalizada em nenhum momento, ou também para evitar erros comuns que podem comprometer o sucesso do seu negócio. 

Muitas marcas inclusive oferecem uma espécie de teste para que conheçam o dia a dia do estabelecimento, tendo uma experiência prática antes de assumir o negócio. Não deixe de fazer o seu, com certeza esta experiência influenciará na sua decisão. 

Além disso, uma dica importante é buscar um consultor especializado na sua área, que dará todo o suporte necessário para o franqueado iniciante. 

5. Dê atenção aos treinamentos para oferecer o melhor atendimento

Como a padronização é uma característica das franquias, antes de dar início às operações, é de suma importância que você dedique tempo e atenção aos treinamentos obrigatórios para equipes que são disponibilizados pela franqueadora.

Assim como em um espaço de coworking onde é necessário seguir um padrão de atendimento, relacionamento e exige total empenho dos colaboradores para se ter sucesso neste modelo, a sua franquia deve ser uma referência na recepção, no atendimento e até mesmo no pós-venda, fidelizando os seus clientes. 

Por isso, além de seguir as diretrizes estabelecidas na COF, não deixe de valorizar cada um dos seus compradores, que certamente terão satisfação de voltar à sua loja e fazer novas compras.




Gostou deste conteúdo? Então, volte sempre para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre vários outros temas. Até a próxima!

Até logo,



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Guia de Investimento.

Matheus Carvalho é colaborador do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos